Notícias
13/09/2018
Diálogo UniverCidades traz inovações colaborativas entre instituições de ensino superior e Municípios
Estreitar o diálogo entre instituições de ensino superior e Municípios brasileiros. Com esse objetivo, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a União Europeia, promove nesta quinta-feira, 13 de setembro, o Diálogo UniverCidades. A iniciativa reúne gestores municipais e representantes de universidades para apresentar inovações colaborativas entre instituições de ensino superior e Municípios brasileiros.
Durante saudação inicial, o reitor do Centro Universitário Tabosa de Almeira (Asces-Unita), Paulo Muniz Lopes, agradeceu a oportunidade de discutir temas importantes de gestão municipal. A relevância do debate foi ressaltada pela prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra. “Precisamos desenvolver políticas públicas integradas e inovadoras”, completa.
A prefeita de São Bento do Una (PE), Débora Almeida, que esteve no evento também representando o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), ressaltou a importância da participação feminina na política. “O movimento municipalista também busca a inclusão das mulheres na política. É preciso dar oportunidades para elas mostrarem sua competência”, finaliza.
Os participantes destacaram a importância de eventos como o Diálogos UniverCidades, o que foi reforçado pelo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota. “Eu gostaria de saudar a CNM pelo trabalho realizado junto aos Municípios, com foco em projetos inovadores. A academia tem o papel de ajudar a população, por isso a importância de estarmos hoje no ambiente universitário realizando esse evento”, afirma.
O evento colocou ainda em pauta debate sobre Inovações colaborativas entre instituições de educação superior e os municípios, que contou com a participação de representantes de Centros Universitários.
Por fim, foram apresentados relatos de experiências inovadoras em gestão municipal. Este contou com a participação da consultora da CNM, Denise Messias, que apresentou o Projeto UniverCidades. “Inovar na gestão municipal também é ciência”, disse.
Na oportunidade, ainda, foram expostos projetos vencedores do Prêmio MuniCiência, que identifica, reconhece e reaplica práticas inovadoras em gestão municipal. Entre eles estavam o Programa de Protagonismo Juvenil do Município de Gurjão (PB), Programa Estou Presente Professor do Município de São Bento do Uma (PE) e Palmas para Santana do Município de Santana do Seridó (RN).
Por: Lívia Villela
Foto: Agência Galo
Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agência Galo
Notícias relacionadas


