Notícias
06/10/2009
Dia Nacional em Defesa dos Municípios mobiliza prefeitos de São Paulo
CNM
Traçar estratégias e mobilizar as 645 prefeituras de São Paulo para o Dia Nacional em Defesa dos Municípios. Esses são os planos do presidente da Associação Paulista de Municípios (APM) e prefeito de São Manuel, Marcos Monti. O movimento marcado para o dia 23 de outubro foi idealizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), juntamente com os presidentes das entidades estaduais, durante mobilização no Senado Federal, no dia 23 de setembro.
Na ocasião, os representantes municipalistas decidiram fixar uma data para que todos os Municípios brasileiros possam expor aos moradores o reflexo da crise econômica nas contas das prefeituras. “É preciso mostrar à população os resultados da crise. Pois, ela, muitas vezes, não tem conhecimento de nossas dificuldades”, defende Monti.
De acordo com o presidente da APM, em São Paulo há alguns Municípios que não dependem exclusivamente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Porém, a entidade reforça o pedido para a participação em massa dos gestores, mesmo destes entes, cuja sustentabilidade é oriunda da Receita Própria. “Estamos sensibilizando os maiores para que eles também convoquem a imprensa e façam parte deste movimento”, explica.
Marcos Monti julga relevante o Dia Nacional em Defesa dos Municípios, por acreditar na falta de conhecimento por parte da população. “Ela [população] não acompanha de perto as arrecadações. Então, cobra serviços públicos que os gestores estão com dificuldades para cumprir. Por isso vamos chamar a imprensa e falar com a população sobre o déficit nas arrecadações”, justifica.
Ouça entrevista com Marcos Monti na Rádio CNM
Leia também:
Crise econômica: mais Municípios gaúchos aderem à redução salarial
Prefeitos baianos se preparam para Dia Nacional em Defesa dos Municípios