Notícias
16/09/2014
Dia Nacional de Prevenção e Combate à Trombose alerta para os perigos da doença
O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose é comemorado nesta terça-feira, 16 de setembro. A data, instituída pelo Congresso Nacional em 2009, alerta para um problema que pode levar à embolia pulmonar e ao acidente vascular cerebral.
Só Brasil, a estimativa do Ministério da Saúde é que um ou dois habitantes a cada mil sofram de trombose venosa profunda e embolia pulmonar. A fibrilação atrial atinge cerca de 1,5 milhão de brasileiros e é responsável por 20% dos casos de acidente vascular cerebral registrados no país.
A doença se dá pela formação de coágulos nas veias da perna, conhecida como trombose venosa profunda, e no coração, chamada de fibrilação atrial.
Causas
Os coágulos de sangue podem se formar quando algo retarda ou altera o fluxo de sangue nas veias. Os fatores de risco incluem:
- após um cateter de marcapasso ter sido passado através da veia na virilha;
- repouso absoluto (ficar sentado por muito tempo);
- hábito de fumar;
- histórico familiar de coágulos sanguíneos;
- fraturas na pélvis ou nas pernas;
- parto nos últimos 6 meses;
- insuficiência cardíaca;
- obesidade; e
- cirurgia recente.
Tratamento
Além dos medicamentos recomendados pelos médicos, indicados para quem tem algum fator de risco, a população em geral também deve tomar algumas medidas preventivas durante voos prolongados para evitar o problema.
Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil