Notícias
12/11/2015
Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita é comemorado nesta quinta, 12
Nesta quinta-feira, 12 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. Em 2007, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) criou o dia com a missão de divulgar a necessidade de implantação de medidas imediatas.
Apesar de ser de conhecimento científico que as doenças cardiovasculares ocupam um lugar de destaque entre as causas de morte total no país, o Brasil ainda carece de dados seguros sobre as arritmias cardíacas e da morte súbita.
O Dia foi criado para orientar a população a respeito dos fatores de riscos quem envolvem as arritmias cardíacas. A data tem ainda o objetivo de mobilizar ações para a captação de dados estatísticos/epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país.
Assim, o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita se concentra em três frentes:
- Social: conscientizando a população da existência, relevância e modo de prevenir os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e da morte súbita;
- Educativa: Disseminar e implementar diretrizes e guias práticos de prevenção de arritmias cardíacas e da morte súbita; e
- Prática: Buscando criar recursos para a aquisição, doação e instalação de equipamentos de Desfibrilação Externa Automática (DEA) em logradouros públicos, aeroportos, academias, clubes, praças esportivas e estádios de futebol e em shopping centers, através dos Centros de Referência Médica presentes nas principais cidades do Brasil.
Veja aqui mitos e verdades sobre a doença
Agência CNM, com informações da Sobrac