Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Dia Nacional de Combate ao Câncer alerta para a importância da prevenção

Notícias

28/11/2017

Compartilhe esta notícia:

Dia Nacional de Combate ao Câncer alerta para a importância da prevenção

Divulgação Instituído em 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado para chamar a atenção da população para a importância de prevenir a doença e do diagnóstico precoce, quando descoberto na fase inicial. Todos os anos, em 27 de novembro, ocorrem diversas ações sobre a temática, e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) aproveita para alerta os gestores locais para a importância de ações sociais voltadas a temática.

De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais de 8 milhões de pessoas morrem vítimas da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Brasil, são quase 200 mil óbitos por conta da moléstia. E o diagnóstico tardio é um dos fatores que elevam o número de mortes a cada ano.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento maligno de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar para outras regiões do corpo. Dentre os casos mais registrados de câncer estão: próstata, mama, cólon e reto, pulmão, estômago, colo do útero, cavidade oral, esôfago, Sistema Nervoso Central, leucemias, bexiga, laringe, glândula tireoide, útero, ovário, não-Hodgkin e pele.

Vilão
Todo mundo conhece alguém que já teve ou está enfrentando a doença. No entanto, o vilão tem afetado também as crianças. Nas últimas quatro décadas, ainda conforme o Inca, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Atualmente, em torno de 80% dos menores acometidos da doença podem ser curados, se o diagnostico for precoce e o tratamento adequado.

Exposição a ambientes insalubres, alimentação não saldável e falta de atividades físicas são grandes parceiros do câncer. Ainda que as causas não sejam totalmente conhecidas, ações simples podem prevenir o desenvolvimento da doença, como: consultas regularmente, especialmente se tiverem casos na família; estilo de vida saudável, menos consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes; pratica de atividades físicas; uso de filtro solar; exposição solar entre 10h e 16h; hábitos de sexo seguro, com camisinha; proteção contra hepatite.

Diante da realidade exposta acima, a CNM alerta aos gestores municipais e a população que a melhor solução é a prevenção.


Notícias relacionadas