Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Dia mundial do turismo é celebrado nesta segunda-feira

Notícias

27/09/2021

Compartilhe esta notícia:

Dia mundial do turismo é celebrado nesta segunda-feira

270921 DIATURISMOA celebração do Dia Mundial do Turismo teve início em 1980, estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o dia 27 de setembro foi escolhido por representar a data de adoção do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, que se deu dez anos antes, em 27 de setembro de 1970. De acordo com a própria organização, além dessa data marcar o aniversário do principal documento balizador das atividades da OMT, ela é significativa por indicar o final da alta temporada de turismo no Hemisfério Norte e o início da alta temporada no Hemisfério Sul.

O Dia Mundial do Turismo tem como objetivo destacar a importância da atividade e todos os anos a OMT evidencia um tema específico, com o intuito de explorar as diversas facetas do turismo e a sua relevância no mundo atual. Neste ano, o tema é “Turismo para o Crescimento Inclusivo”. Para a OMT, esta é uma “oportunidade de olhar além das estatísticas do turismo e reconhecer que, por trás de cada número, existe uma pessoa”. Neste âmbito, são convidados todos os Estados-Membros, bem como não-membros, agências da ONU, empresas e indivíduos, a celebrar “a capacidade única do turismo de garantir que ninguém é deixado para trás”, numa altura em que o mundo começa a abrir-se novamente e olhar para o futuro depois da pandemia da COVID-19.

Importância do turismo para o desenvolvimento municipal - ações desenvolvidas em 2021
Em 2021, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) atuou intensamente junto às governanças locais para receber os novos gestores. Foram elaboradas cartilhas orientativas com intuito apresentar aos Municípios o turismo como atividade econômica estratégica e apoiar o trabalho dos gestores públicos municipais. O turismo é considerado uma atividade econômica alocada no setor terciário da economia e representa percentuais significativos nas receitas municipais, é atividade econômica transversal e inclusiva. 

A atividade turística se diferencia de outras atividades econômicas, pois estimula segmentos e toda cadeia produtiva local, com destaque para os segmentos de prestação de serviços como da hotelaria, alimentos e bebidas, agências de viagens, além do oferecido em outras áreas, como o setor de transportes. O entendimento da atividade turística como vetor de desenvolvimento municipal é também a garantia da valorização da cultura e do meio ambiente, dos elementos materiais e imateriais presentes nos Municípios brasileiros, na implementação de estratégias e instrumentos de promoção do desenvolvimento local integrado e sustentável. Além disso, é uma atividade econômica capaz de dar visibilidade aos atrativos locais, potencializar recursos, gerar emprego e renda, integrando diferentes setores da economia local e aumentando a arrecadação municipal, o impacto do Turismo na arrecadação municipal pode ser observado em publicação de estudo técnico, nunca antes realizado, onde a CNM apresentou comparativo das arrecadações dos Municípios turísticos constantes do Mapa do Turismo Brasileiro com os que não estão contemplados neste mapa.

A equipe técnica de Turismo da CNM acompanha os andamentos da política nacional de turismo, base para construção de suas pautas de trabalho e atuação como: a priorização dos Municípios na Política Nacional de Turismo; o avanço da Política de Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial no Brasil; a Articulação no Congresso Nacional, na defesa da pauta municipalista, para a criação da Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural, prevista nos PLs 4395/2020, 4396/2020 e 4032/2020, que tramitam na Câmara dos Deputados; a articulação para modernização da Lei Geral de Turismo 11.771/2008, que tramita no Senado no projeto 1829/2019.

Além disso, a entidade defende a disponibilização, pelo governo federal e governos estaduais, de mais recursos para o turismo destinados aos Municípios, especialmente nas áreas de promoção e qualificação dos destinos; além de trabalhar na atualização do Programa de Regionalização do Turismo; atuar para a modernização e revisão do Mapa do Turismo com a previsão de inclusão de novos Municípios, a qualquer tempo (desde que o Município cumpra a estruturação da governança necessária para sê-lo) e com a previsão de resultados estruturantes e eficazes quando da consecução da política no Município.

Além de trabalhar para a construção de uma política inclusiva (especialmente para os pequenos Municípios) e efetiva para promoção e divulgação dos Municípios Turísticos, nos mercados nacional e internacional, a equipe técnica de turismo vem atuando para minimizar os gargalos que impedem o avanço na construção das governanças e na organização dos Municípios como destinos turísticos.

Foto: Gov.br
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas