Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Dia Mundial do Meio Ambiente é tema da Roda de Conhecimento

Notícias

06/06/2019

Compartilhe esta notícia:

Dia Mundial do Meio Ambiente é tema da Roda de Conhecimento

06062019 Roda MeioAmbienteA Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem promovido uma série de ações durante a semana em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que aconteceu nesta quarta-feira, 5 de junho. Ainda celebrando a data, a entidade promoveu nesta quinta, 6, transmissão da Roda de Conhecimento.

Na oportunidade, a técnica da área de Meio Ambiente da CNM, Sofia Zagallo, recebeu o coordenador de pesquisa e incidência no executivo da União de Ciclistas do Brasil, Yuriê Baptista César, para falar sobre poluição do ar, tema escolhido pela Organização das Nações Unidas pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A campanha é mundial com intuito de incentivar os líderes a adotar iniciativas que busquem o ar mais limpo. Investimento em tecnologias verdes e mudanças nos hábitos cotidianos de cada cidadão”, complementou Sofia.

Na Confederação, as ações foram diversas, entre elas notícias com boas práticas, vídeos com dicas para os Municípios. A entidade também convocou todos a participarem do Desafio da Máscara, que é uma campanha da ONU Meio ambiente para chamar atenção para a questão da poluição do ar. Também nas ações, a CNM também vai promover campanha do pedal ambiental, que acontece na próxima sexta-feira, com a participação de colaboradores da entidade.

Neste ano, o pedal ambiental foi organizado pela União dos Ciclistas do Brasil, a convite da Organização das Nações Unidas. “Fizemos um chamado para as nossas redes, as redes parceiras também. Qualquer pessoa, entidade ou coletivo poderia se inscrever no site dizendo que ia organizar esse pedal na cidade. Com isso tivemos 36 eventos acontecendo em 31 cidades do Brasil de 16 Estados da Federação”, disse Yuriê César.

Após cada pedalada promovida, os organizadores enviam para a União de Ciclistas do Brasil a quilometragem total percorrida, além da quantidade de pessoas que participaram da ação. Esses dados entrarão numa base de cálculos que vai definir de quanto foi a redução do índice de poluente e como isso contribuiu para a redução das mudanças climáticas.

Cartilha

Nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar contendo altos níveis de poluentes. A poluição do ar está relacionada a cerca de sete milhões de mortes por ano e é um dos principais fatores de risco para doenças não transmissíveis. Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou nesta quarta-feira uma cartilha com 16 medidas pela qualidade do ar nas cidades.

A ONU convoca, ainda, as cidades a aderirem à Campanha Respire Vida, que tem como objetivo mobilizar governos e indivíduos para proteger nossa saúde e a saúde do planeta dos efeitos nocivos provocados pela poluição do ar.

Entre as medidas pela qualidade do ar nas cidades estão o fortalecimento dos padrões de emissão veicular, provimento de alternativas de mobilidade, o incentivo de geração de energia renovável, Melhoria no gerenciamento de resíduos sólidos, atenção integral à saúde de populações expostas à poluição atmosférica.

Roda de Conhecimento

A transmissão da Roda de Conhecimento acontece toda quinta-feira às 10 horas da manhã pelas redes sociais da CNM, com assuntos relevantes para a gestão municipal.

Confira como foi a Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 6 de junho:

Por: Lívia Villela
Transmissão: Edney Torres
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas