Notícias
29/10/2014
Dia Mundial de Combate ao AVC, lembrado hoje, 29, destaca medidas preventivas contra a doença
Nesta quarta-feira, 29 de outubro, é lembrado como o Dia Mundial de Combate ao AVC. Esta data foi criada para conscientizar as pessoas de que, para evitar o Acidente Vascular Cerebral (AVC), deve-se ser prevenido e tratar os fatores de risco: a pressão, o colesterol, a diabetes e o fumo. Essas medidas diminuem consideravelmente o risco de sofrer com a doença.
O AVC é a principal causa de incapacidade neurológica, e é mais incapacitante do que fatal. De acordo com reportagem da Rádio EBC, esta doença acomete uma população enorme. O Acidente Vascular é identificado pela fala arrastada, fase torna e fraqueza na metade do corpo. A pessoas podem não estar se sentindo mal, mas se apresentar esses sintomas deve procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Geralmente a doença dá sinais, como dormência e sensação de peso. Ela deve ser tratada até 4 horas e meia depois dos primeiros sintomas. O AVC, também conhecido como derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro. Isso resulta na paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.
Ação municipal
Para lembrar o Dia Mundial de Combate ao AVC, a Prefeitura de Juiz de Fora (MG) promove uma campanha que tem como objetivo divulgar as formas de prevenção da doença. Os moradores estão convidados para a ação que ocorre na Praça da Estação, das 9h às 15h. Há aferição de pressão arterial, glicemia capilar, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC) e circunferência abdominal para avaliar risco para AVC.
Agência CNM, com informações da EBC e do G1 Minas