Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Dia do Desafio altera rotina de centenas de Municípios no País

Notícias

25/05/2011

Compartilhe esta notícia:

Dia do Desafio altera rotina de centenas de Municípios no País

CNM

Muitos Municípios brasileiros estão com a rotina um pouco diferente nesta quarta-feira, 25 de maio. Nas ruas, escolas e empresas, pessoas das mais diferentes idades estão praticando exercícios físicos para participar de uma competição saudável com outras cidades do mundo. Vence o Dia do Desafio o Município com maior número percentual de praticantes de exercício físicos, em relação ao número de habitantes do local.

A ideia surgiu no Canadá em 1983. A experiência começou a ser compartilhada entre as cidades canadenses e todas passaram a realizar caminhada juntas, na mesma data e horário. Em 1995, o projeto chegou ao Brasil. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio, sempre promovida na última quarta-feira de maio. As cidades do mesmo porte estabelecem uma competição amigável para estimular, além da saúde física, a criatividade, liderança e espírito comunitário.

O organizador do Dia do Desafio na América Latina é o Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP). No ano passado, por exemplo, estima-se que quase 60 milhões de pessoas participaram do Dia do Desafio em todos o mundo, o equivalente a mais de 3.500 Municípios. O SESC esclarece que as atividades podem ser feitas em escolas, parques, empresas, hospitais ou, até mesmo, em casa. É importante registrar a participação ao Sesc do Município.

De acordo com o regulamento, os Municípios competem com outros de países diferentes. Joinville (SC), por exemplo, desafia este ano a cidade mexicana de Naucalpan de Juarez. A programação envolve ginástica laboral, alongamento, passeios ciclísticos e outras atividades culturais e recreativas.


No Brasil, além da coordenação do Sesc, a realização do evento é de responsabilidade das prefeituras e as ações devem ser desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Esportes, Educação e Saúde e com o apoio da comunidade. Outro detalhe: a inscrição do Município só é aceita após o consentimento do prefeito.


 

 

 

 

 

 

 

 


 


Notícias relacionadas