Notícias
12/06/2012
Dia do combate ao trabalho infantil é lembrado nesta terça-feira, 12
No Rio Grande do Norte (RN) a situação preocupa, pois 12,94% das crianças nordestinas encontram-se envolvidas em trabalho em situação ilegal. Este percentual equivale a 49,54% de todo o trabalho infantil detectado no Brasil. O Estado ocupa a 8.ª pior entre os Estados, na faixa etária dos 10 aos 14 anos de idade e o 7.º na faixa dos cinco aos nove anos. No nordeste, só fica atrás do Piauí, Ceará e Bahia.
Só no Rio Grande do Norte conforme o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho da Criança e de Proteção ao Adolescente Trabalhador (Foca), até 1.º de junho de 2012, a equipe do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil realizou 88 ações de fiscalização, afastando 152 crianças e adolescentes em situação de risco.
Municípios promovem ações
Os Municípios brasileiros vão comemorar a data com várias ações de conscientização sobre o tema. A prefeitura de Volta Redonda (SP), por meio da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, distribui nesta terça-feira, 12, folders no comércio, escolas e unidades de Saúde do Município, em atenção ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
O material será distribuído por 400 jovens que participam do ProJovem Adolescente, nos 30 Centros de Referência da Assistência Social (Cras). A ação tem como objetivo socializar e tornar pública as discussões sobre a temática.
No Rio Grande do Sul, o Município de Santa Maria comemorou a data no sábado, 9 de junho. A prefeitura promoveu apresentações artística, com o objetivo de esclarecer a população sobre a temática do trabalho infantil no Município, visando a qualificação e ampliação do Programa na busca da erradicação do problema.
Rádio CNM: Hoje é comemorado o Dia do combate ao trabalho infantil