Notícias
02/12/2013
Dia de Luta contra a Aids: tratamento e diagnóstico terão mudanças
Mudanças no atendimento a pessoas portadoras do HIV – causador da aids – foram anunciadas neste domingo, 1.º de dezembro. A data representa o Dia Mundial de Luta contra a Aids, e a partir de agora, a pessoa diagnosticada com o vírus receberá tratamento imediato na rede pública. Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira, 2 de dezembro, trata das mudanças. Além disso, um teste rápido para detectar o vírus será vendido em farmácias, a partir de fevereiro de 2014.
As medidas visam a reduzir as possibilidades de transmissão, oferecer melhor qualidade de vida ao paciente e facilitar o diagnóstico do HIV, para antecipar o tratamento de pessoas que podem desenvolver a aids.
O governo calcula que, em media, 150 mil pessoas de um total de 700 mil, estimadas com a doença, não sabem que têm o vírus HIV. O exame que será disponibilizado nas farmácias deve custar R$ 8. Ele vai permitir que a própria pessoa, com coleta de saliva, faça o diagnóstico do vírus em 20 minutos.
Tratamento
Já o tratamento deve reduz a carga viral e diminui a propagação do HIV. Desde o início da oferta de antirretrovirais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), há 17 anos, 313 mil pessoas foram atendidas. A estimativa é incluir mais 100 mil pessoas no tratamento, em 2014.
Outra medida anunciada pelo governo é o uso de remédios para prevenir a doença. Nesse aspecto, há a possibilidade de ampliação da profilaxia contra a doença na rede básica de saúde. A meta é oferecer medicamento de prevenção, que deve ser tomado em 72 horas após a provável exposição ao HIV.
Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil