Notícias
24/10/2018
Dia das Nações Unidas (ONU) é lembrado nesta quarta-feira, 24 e outubro
O Dia das Nações Unidas (ONU) é lembrado nesta quarta-feira, 24 de outubro, em comemoração à Carta das Nações Unidas de 1945. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a data, que é mundialmente conhecida como Dia da ONU, e enaltece mensagem divulgada pelo secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres. Para o presidente da CNM, Glademir Aroldi, “o dia de hoje representa um marco histórico, e a carta que representa o mútuo acordo de obrigações e deveres dos países, após a Segunda Guerra Mundial, deve ter sua importância devidamente reconhecida”.
Também chamada de Carta de São Francisco, o documento instituiu a ONU, substituindo à Liga das Nações, como entidade máxima da discussão do direito internacional e fórum de relações e entendimentos supranacionais. A Carta foi assinada em São Francisco em 26 de junho de 1945, mas passou a ser comemorada, anualmente, a partir de 1948. Ela expressa um acordo constitutivo, e todos os membros estão sujeitos aos seus artigos. Também postula que as obrigações às Nações Unidas prevalecem sobre quaisquer outras estabelecidas em tratados diversos.
Em carta de comemoração à data, Guterres destacou o documento “de referência que incorpora as esperanças, os sonhos e as aspirações de nós, os povos”. “A pobreza extrema está sendo reduzida, mas vemos a desigualdade crescendo. No entanto, não desistimos porque sabemos que, ao reduzir a desigualdade, aumentamos a esperança, a oportunidade e a paz em todo o mundo”, destaca o secretário-Geral.
Condição
O documento afirma ainda: “mudança climática está se movendo mais rápido do que nós, mas não desistimos porque sabemos que a ação climática é o único caminho. Direitos humanos estão sendo violados em muitos lugares. Mas não desistimos porque sabemos que o respeito pelos direitos humanos e pela dignidade humana são uma condição básica para a paz. Os conflitos estão se multiplicando – as pessoas estão sofrendo. Mas não desistimos porque sabemos que todo homem, mulher e criança merecem uma vida de paz”.
A CNM aproveita a comemoração para lembrar da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assumida pelos países da ONU em 2015. Ela trata de temas que afetam os Municípios e que a entidade tem ações. Acesse o site: http://ods.cnm.org.br/ e conheça mais sobre o assunto.