Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Dia D de Vacinação contra a Gripe está marcado para este sábado, 30 de abril

Notícias

29/04/2016

Compartilhe esta notícia:

Dia D de Vacinação contra a Gripe está marcado para este sábado, 30 de abril

29042016_DiaDGripe_PrefAngraRJA Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente neste sábado, 30 de abril, data escolhida como Dia D de mobilização em todo o país. Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.
 
O público-alvo, de acordo com o Ministério da Saúde, totaliza 49,8 milhões de pessoas. A meta é imunizar pelo menos 80% dessa população, considerada de risco para complicações por gripe. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também estão entre os grupos que vão receber a dose.
 
Até o momento, 22 Estados decidiram antecipar a vacinação. Nas quatro primeiras remessas, até 22 de abril, os Estados receberam 30,7 milhões de doses. Ou seja, 57% do total a ser enviado para a campanha deste ano já estão sendo distribuídas. Estão previstas ainda mais duas remessas com o restante do quantitativo para as próximas semanas.
 
Vacinas
Serão distribuídos, ao todo, 54 milhões de doses que protegem contra três subtipos do vírus da gripe A e influenza B. Em todo o país, 65 mil postos de vacinação funcionam durante a campanha, que segue até o dia 20 de maio e conta com a participação de 240 mil profissionais de saúde.
 
Ainda de acordo com o ministério, a vacina contra a gripe é segura e reduz complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
 
Casos
Até 16 de abril, foram registrados 1.635 casos de influenza de todos os tipos no Brasil, sendo 83% (1.365) pelo vírus H1N1, além de 230 mortes. A Região Sudeste concentra o maior número de casos (976) de infecção por H1N1, sendo 883 no estado de São Paulo.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a prevenção de gripe H1N1 segue as mesmas diretrizes da prevenção de qualquer tipo de gripe, só que o cuidado deve ser redobrado.
 
Leia mais:

Notícias relacionadas