Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Desenvolvimento sustentável do Turismo será debatido em evento

Notícias

07/07/2010

Compartilhe esta notícia:

Desenvolvimento sustentável do Turismo será debatido em evento

CNM

Os Municípios podem participar do II Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas que será promovido no período de 8 a 10 de julho, em Pirenópolis (GO). O evento contará com a participação de representantes das iniciativas pública e privada onde serão apresentadas ações para o desenvolvimento sustentável do Turismo nos Municípios com patrimônio histórico.

Com o objetivo de construir políticas para o desenvolvimento econômico das cidades históricas por meio da atividade turística, serão debatidos durante o evento temas como: o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas; direitos do consumidor, classificação hoteleira e programas de qualificação para a Copa de 2014.

De acordo com o Ministério do Turismo os Municípios com patrimônio histórico têm problemas e interesses comuns. “Esses encontros são uma oportunidade para avaliar, propor soluções e buscar novas ideias para que o Turismo se desenvolva de forma sustentável nessas localidades”, ressalta.

Cartilha
Durante o evento também será lançada a cartilha de orientação para a proposição de projetos de trens turísticos e culturais. O II Encontro pretende reunir representantes das três esferas de governo, iniciativa privada e sociedade civil organizada.

A primeira edição foi promovida no Município de Paranaguá (PR) onde foram reunidas propostas na Carta de Paranaguá. Este ano, serão dadas orientações a questões expressas no documento. São eles: a necessidade de qualificação profissional; investimentos para a recuperação de patrimônio histórico e cultural e inclusão das populações locais no mercado do Turismo.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva os gestores municipais a participarem do evento para que possam buscar subsídios para a construção e implementação de políticas públicas e privadas nos Municípios. O objetivo é preservar e recuperar patrimônios culturais históricos e identificar oportunidades de desenvolvimento material e de recursos humanos nos Municípios.

Com informações do Ministério do Turismo


Notícias relacionadas