Notícias
21/09/2012
Desenvolvimento da Ovinocultura: CNM vai acompanhar projeto em Municípios gaúchos
O objetivo é desenvolver a cadeia produtiva da Ovinocultura e divulgar a experiência para outros Estados e Municípios do Brasil, para propiciar a geração de riquezas, emprego e renda no campo.
O projeto conta com a parceira da Secretaria de Agricultura, dos Municípios e Produtores Rurais do Rio Grande do Sul; do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da 31ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos no Ministério da Agricultura. No encontro, os participantes discutiram ações necessárias para a retomada do desenvolvimento da Ovinocraprinocultura no Brasil, pois há estagnação do setor no país e é crescente demanda mundial por carne ovina no mundo.
Cenário da Ovinocultura
A CNM explica que o rebanho de ovinos no Brasil é o mesmo de 40 anos atrás, enquanto o rebanho bovino passou de 70 milhões de cabeças em 1970, para mais de 210 milhões de cabeças em 2011. O ovino manteve-se em torno de 16 milhões de cabeças. Atualmente o consumo de carne ovina no Brasil é de 400 g/hab/ano, sendo o de carne bovina de 35 Kg/hab/ano.
A Ovinocaprinocultura constitui-se em uma oportunidade de negócios aos produtores brasileiros, que teriam condições de produzir uma das melhores carnes do mundo, superando até a Nova Zelândia, que com área menor que o Estado do Rio Grande do Sul, é a maior exportadora mundial, com 55 % do mercado e um rebanho de 30 milhões de cabeças de ovinos.