Notícias
24/08/2010
Dengue tipo 4: Municípios em situação crítica farão parte de plano de ação
CNM
Municípios em que os casos de dengue necessitam de atenção diferenciada serão incluídos em plano especial de ação extrema de combate ao mosquito. O plano, que será elaborado a partir de uma reunião com os prefeitos até o começo de setembro, conterá estratégias de prevenção da doença.
A iniciativa é do Ministério da Saúde, porém a responsabilidade pela execução das ações será dos Municípios. As ações objetivam combater, em especial, a dengue tipo 4.
De acordo com o ministério, o fumacê – ação de pulverizar inseticida em áreas com transmissão e presença do vetor comprovadas – não é a melhor medida a ser implantada para a prevenção da dengue, mas em Municípios onde a doença pode causar maiores danos, como Boa Vista (RR) e Cantá (RR), será utilizado este método. Estes Municípios registraram casos de dengue tipo 4.
O uso do fumacê é recomendado para prevenção e combate ao mosquito em casos emergenciais, de surtos e proliferações da doença. A prática é bastante nociva ao meio ambiente e ataca apenas os mosquitos adultos, sem combater os ovos e as larvas. Além disso, o inseticida pode atuar como um fator de seleção natural e colaborar indevidamente com o mosquito criando resistência na espécie.