Notícias
02/03/2011
Dengue: Nove Municípios do Amazonas estão em situação de emergência
CNM
Nove Municípios do Amazonas decretaram situação de emergência por causa da epidemia de dengue. Mais de 15 mil novos casos foram notificados desde o início de 2011 no Estado, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam).
Em Manaus, capital do Estado, registra-se 70 % dos casos de contaminação. A capital vive uma epidemia Além de Manaus, Tefé, Humaitá, Nova Olinda do Norte, Barcelos, Lábrea, Coari, Codajás e Itacoatiara decretaram situação de emergência.
Dos 63 Municípios do Amazonas, 28 apresentaram registros da doença. As explicações para o aumento de casos notificados em 2011, segundo a Susam, é o fato de no Estado circular os quatro tipos do vírus que transmitem a doença e do aumento de chuvas no período.
Em Nova Olinda do Norte foram notificados 121 novos casos este ano. Para combater o vírus, todas as secretarias do município estão envolvidas na campanha de educação e saúde para conscientização da população.
Segundo a secretária de Saúde, Nara Maria Reis Koide, os moradores do Município, em conjunto com a prefeitura estão auxiliando no combate ao mosquito transmissor. ”Fizemos um mutirão de limpeza em todos os bairros e a comunidade participou ativamente”, relata.
Em Huimatá, cinco casos foram confirmados este ano. Segundo o prefeito, José Cidenei Lobo do Nascimento, em 2010 o Município registrou 772 casos. “Para tentar amenizar o problema contratamos mais 70 pessoas para fazer a limpeza pública da cidade e toda a equipe de saúde está mobilizada para orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a infestação do vírus”, conclui Nascimento.