Notícias
06/02/2013
Dengue causa mortes no Mato Grosso do Sul e preocupação no Paraná e Pará
Como o período de chuvas, comum em todo início de ano, a preocupação com a dengue é inevitável. A doença começa a fazer vítimas e mobilizar os governos para conter o aumento de casos. No Estado do Mato Grosso do Sul, seis mortes foram confirmadas em cinco diferentes Municípios. E, no Estado vizinho, Paraná, houve registro de 2.595 casos confirmados de dengue nos últimos seis meses, uma média de 432 por mês.
Segundo um boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul, existem só neste ano, 4.935 casos confirmados e 19.956 casos suspeitos de dengue. O levantamento leva em consideração as semanas 1 a 4 de 2013. Vinte Municípios sul-matogrossenses contribuem com informações para o boletim.
Os Municípios onde houve registro de mortes são: Sidrolândia, Aquidauana, Nova Andradina, a capital Campo Grande, cada um com uma morte, e Vicentina, com duas mortes. A preocupação maior é que eles pertencem a regiões diferentes. Campo Grande está em Situação de Emergência por causa da dengue desde o dia 21 de janeiro. Ao todo, 22 Municípios apresentam alta incidência de casos de dengue, pois registram médias acima de 300 casos a cada 100 mil habitantes.
Paraná
Os 2.595 casos confirmados de dengue no Paraná estão distribuídos nos Municípios de Peabiru, 751; Paranavaí, com 664; e São Carlos do Ivaí, 308, de acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná. Deste total, em 2.383 a infecção ocorreu no próprio Município. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 640% neste tipo de caso.
A Secretaria de Saúde reconhece o período crítico da doença e reforça que, assim como no MS, o vírus circula em diversas regiões do Paraná. O governo alerta que o registro de dengue pode aumentar no Estado.
No Pará, ações de reforço para evitar epidemia
Para evitar os alarmantes números dos Estados do Pará e do Mato Grosso do Sul, o Pará inicia ações de prevenção. O governo do Estado trabalha a conscientização da população e otimiza o serviço de coleta de lixo, em conjunto com órgãos de saneamento e limpeza urbana.
Em 2012 esse trabalho também foi feito e diminui consideravelmente o número de casos. No ano passado foram 2.443 a menos do que em 2011, quando 20 pessoas morreram. Em 2012 só quatro mortes por dengue ocorreram no Estado.
Apesar do esforço, este ano uma morte por dengue foi confirmada no Pará, em Rurópolis. A Secretaria de Saúde Pública do Pará informa que 171 casos de dengue clássica foram confirmados em 2013.
Em todo Brasil, até o dia 19 de janeiro, 49.992 casos de dengue - 89 considerados graves – foram confirmados pelo Ministério da Saúde. Apesar do alto número, houve redução de 61% em relação ao mesmo período de 2012, com 231 casos graves.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil e Secretarias de Saúde dos Estados