Notícias
29/04/2015
Dengue avança no Brasil nos três meses de 2015
Os casos de dengue no Brasil aumentaram 340,11% nos três primeiros meses de 2015. A constatação é do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Sáude do Ministério da Saúde que fez o levantamento ao comparar a incidência da epidemia ao mesmo período de 2014.
Os dados preliminares identificaram que foram 460.502 casos nos primeiros três meses de 2015 frente aos 135.397 do ano passado. A região Sudeste teve o maior número de casos prováveis com 304.251, o que representa 66,1% do total. São Paulo lidera no número de diagnóticos da doença.
A região Centro-Oeste é a segunda com mais notificações, 13% do total. Já quando levada em conta a incidência de dengue nos estados, o Acre é o campeão, com taxa de 882,5 casos/100 mil habitantes.
Orientações da CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os prefeitos e Secretários de Saúde quanto aos riscos de transmissão da dengue e recomenda o empenho nas campanhas de prevenção e controle.
Nesse sentido, a entidade pede aos gestores para que mantenham a população informada e envolvida nas ações de controle, desenvolva ações de educação em saúde para a população e capacite os profissionais de saúde para o atendimento aos suspeitos.
A Confederação sugere o registro e investigação de casos, bem como a definição das unidades de atendimento e o fluxo do paciente. Também solicita aos Entes que mantenham sob controle a infestação por Aedes aegypti.
Segundo a CNM, as ações de controle devem ser desenvolvidas de forma intra e interinstitucional para promoverem o envolvimento dos diversos setores e segmentos afins, como a saúde, educação, meio ambiente, infra-estrutura, desenvolvimento urbano, defesa civil, comunicação, administração, finanças controle social e sociedade civil organizada.
Sintomas
A dengue é uma doença infecciosa aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Ocorre, principalmente, em áreas tropicais e subtropicais do mundo. No Brasil as epidemias, geralmente, ocorrem no verão.
O quadro clínico da doença é amplo. Pode apresentar desde uma febre inespecífica até quadros graves como hemorragia e choque. Os casos graves podem levar a pessoa infectada à morte, por isso, a dengue é uma doença de notificação obrigatória e sua forma grave deve ser informada imediatamente.