Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Dengue: apesar de redução de casos, Municípios devem continuar em alerta

Notícias

21/03/2011

Compartilhe esta notícia:

Dengue: apesar de redução de casos, Municípios devem continuar em alerta

CNM

O Brasil obteve redução de 37% na quantidade de casos de Dengue, de acordo com balanço do governo divulgado na sexta-feira, 18 de março, foram 155.613 casos em todo país, até 26 de fevereiro deste ano. A quantidade que indica queda de registros, em relação ao mesmo período do ano passado.

Mesmo assim, os Municípios do Norte devem continuar em alerta, pois o balanço divulgado aponta que a região concentra a maior parte dos casos suspeitos no país – 49.101 notificações, que representam 31,6% do total. O Sudeste e o Nordeste também devem manter os alertas, pelos dados são a segunda e a terceira região com mais registros de dengue no período analisado: 27% e 18,4% das notificações e 42.092 e 28.653 casos, respectivamente. O Centro-Oeste obteve 12,3% do total de notificações, com 19.066 casos, e Sul com 10,7% e 16.701 casos.

A maior parte dos diagnósticos – 53% – foi notificada em cinco Estados: Amazonas, Acre, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Rio de Janeiro correram 762 notificações das 1.126 consideradas graves, 112 são investigadas e 51 mortes causadas pela doença já foram confirmadas. Os óbitos ocorreram no Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás.

O primeiro caso de Dengue do Tipo 4 foi confirmado em Teresina (PI) também no dia 18, conforme informações da Fundação Municipal de Saúde.

Iniciativa
Para agilizar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido, o Município de Taubaté, a 130 km de São Paulo, vai começa a usar no Pronto Socorro Municipal um aparelho identificar o diagnosticar a dengue em um minuto.
De acordo com a secretaria, agora será possível monitorar o estado de saúde do paciente, ter o diagnóstico em um minuto, agilizar o atendimento e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Os exames eram realizados fora do pronto socorro e, por isto, a demora para obter resultados. Além de tornar o atendimento mais eficaz, o novo aparelho também vai diminuir o fluxo de pessoas no pronto socorro.

O equipamento Micros 60ES realiza exame de hemograma completo. O dispositivo recebe amostras de sangue e o computador emite um resultado com diversas análises como, por exemplo, a contagem de plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos.

Agência CNM, com informações da Agência Brasil e do Uol

 


Notícias relacionadas