Notícias
23/10/2009
Crise ameaça pagamento dos salários dos servidores
CNM
O prefeito de Piraquara (PR) e vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Gabriel Samaha, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa, em Curitiba. O objetivo foi explicar a pauta de reivindicações feitas pelas prefeituras no Dia Nacional em Defesa dos Municípios.
“Os municípios são o ente federado mais atingido pela crise. Por este motivo, muitas prefeituras têm dificuldades até para honrar a folha de pagamento dos servidores públicos”, lamentou Samaha. Para ele, só uma ampla reforma tributária poderá resolver a crise dos Municípios, que foi agravada devido à queda da receita nas prefeituras. “A miséria tem endereço e CEP. Ela se localiza no Município, que é onde vive a população. Enquanto não fizermos à reforma tributária, este problema vai se repetir”, ressalta.
O presidente da entidade e prefeito de Cruzmaltina (PR), Mauricio Bueno de Camargo, adotou o regime do meio expediente na prefeitura há dois meses, devido à crise. “Queremos que o Governo Federal olhe para as prefeituras com mais atenção. Afinal, são elas que sustentam este País”, ressalta Camargo.
Além de Piraquara e Cruzmaltina, a maioria das 399 prefeituras do Paraná (PR) aderiram a mobilização. A manifestação foi livre. Na Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Associação dos Municípios do Paraná (Amcg), Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), Associação dos Municípios da Região de Entre Rios (Amerios) e Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), os prefeitos utilizaram faixas e cartazes na frente das sedes do Executivo e forneceram esclarecimentos à população e a imprensa.
Acesse o site do Dia 23
Veja a galeria de fotos da mobilização em todo o Brasil
Com informações da AMP