Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Cooperativas agrícolas terão capital de giro financiado

Notícias

07/01/2009

Compartilhe esta notícia:

Cooperativas agrícolas terão capital de giro financiado

CNM

Cooperativas agrícolas terão capital de giro financiado pelo governo, afirmou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em anúncio proferido no inicio deste ano. O ministro garantiu que dentro de 30 dias serão liberados R$ 2 bilhões para garantir a comercialização da safra.

O ministro reconhece a necessidade de capitalizar as cooperativas e, segundo ele, isso é um consenso do governo que deliberou a equipe econômica para iniciar estudos para definir as fontes de recursos. Ele considerou que na reuniu com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, dia 5 de janeiro, foi discutido medidas de ajuda ao setor agropecuário e a prorrogação do prazo para os bancos operacionalizarem a conversão dos débitos dos agricultores que aderiram à renegociação da dívida rural, que venceu no fim do ano.

Também ficou definido – resultado do encontro entre os ministros – que o governo discutirá uma saída jurídica para que os agricultores renegociem as dívidas e deixem de ser considerados inadimplentes, por meio de uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou de uma medida provisória.

Processos
O ministro pondera que existem 2,8 milhões de processos de conversão de dívidas nos bancos brasileiros. Para a área Técnica de Desenvolvimento Social, o recurso será de grande importância para os agricultores inadimplentes, pois possibilitará a eles a obtenção de créditos para investimentos na agricultura. Isso servirá como um fator de desenvolvimento econômico e social.

Com informações da Agência Brasil


Notícias relacionadas