Notícias
27/12/2007
Convênios para construção de aterros sanitários foram assinados
Agência CNM
Os convênios para a construção dos três primeiros aterros sanitários, em consórcios intermunicipais no Rio de Janeiro, que serão instalados nos municípios de Paracambi, Vassouras e Teresópolis, foram assinados na semana de 17 de dezembro. A solenidade de assinatura contou com a participação dos ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e do Meio Ambiente, Marina Silva, do governador, Sérgio Cabral, e do presidente da Funasa, Danilo Fortes.
De acordo com o Ministério da Saúde, a obra de Paracambi beneficiará os municípios de Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin e Japeri; a de Vassouras atenderá os municípios de Barra do Piraí, Rio das Flores e Valença e o aterro de Teresópolis, dará cobertura aos municípios do Carmo, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro. A previsão para o funcionamento desses aterros é para o início de 2008.
O ministro da Saúde afirma que a iniciativa é o primeiro passo do PAC da Funasa e que o Rio de Janeiro está inovando o modelo de consórcio intermunicipal para resolver uma questão ambiental. Temporão acredita que o investimento faz parte de uma concepção mais ampla de saúde. “Quando se investe em saneamento e se estrutura uma política que resolve a questão dos lixões, aumenta-se a qualidade de vida da população”, avalia.
Financiamento
Para extinguir os lixões no estado e combater a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, serão construídos 18 aterros sanitários que atenderão cerca de 80 municípios. A Funasa investirá R$40 milhões, do total de R$60 milhões, destinados aos aterros até 2010.
Informações no 0800 61 1997 ou 61 3315-2425
Com informações do Ministério da Saúde