Notícias
29/07/2008
Controle da malária: Capacitação de municípios reduz incidência
Agência CNM
O trabalho de capacitação com os estados e municípios no planejamento das ações de Controle da Malária foi um dos fatores que contribuíram para a redução de casos, de acordo com a coordenação do Programa Nacional de Controle da Malária do Ministério da Saúde (PNCM/MS). Dados divulgados pelo ministério apontam redução de 35% nos casos de malária até maio.
Além da participação dos municípios, uma outra ação que impulsionou a redução dos casos foi a parceria interministerial que permite que as ações sejam bem ordenadas, como é o caso da Amazônia Legal, acredita o secretário do PNCM, José Ladislau. Para o Ministério da Saúde, a redução de casos também está no uso do novo medicamento no esquema terapêutico, conhecido pela sigla de ASMQ, à expansão da rede de diagnóstico e ao tratamento adequado.
Entre as regiões que se destacaram na redução de casos estão os estados que compõem a Amazônia Legal: Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. De janeiro a maio, foram notificados 121.132 casos da doença, contra 185.983 no mesmo período do ano passado.
Com informações da Agência Brasil
Leia também
Novas ações estimulam parto normal
Municípios participam da ação de combate à tuberculose