
Notícias
18/07/2008
Contagem regressiva para adesão ao PDDE
Agência CNM
Termina este mês o prazo para adesão ao Programa Dinheiro Direto na Escola. Escolas públicas de ensino fundamental e privadas de educação especial, mantidas por entidades sem fins lucrativos, para aderir ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), devem enviar o Termo de Compromisso assinado pelo seu prefeito ou secretário municipal de educação ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e preencher os dados cadastrais por meio do PDDEweb ou PDDEnet O prazo para o processo de adesão ao PDDE termina dia 31 de julho.
O PDDEweb e PDDEnet são aplicativos similares que possuem interatividade com a Internet para obter os dados cadastrais de cada escola e enviá-los ao FNDE. No PDDEweb a escola poderá digitar seus dados online a qualquer momento. Basta acessá-lo, inserir os novos dados e salvar para que eles entrem automaticamente no sistema do FNDE, não sendo necessário instalar o programa.
Já o programa PDDEnet deve ser instalado no computador e após a inserção de todos os dados é possível transferi-los ao FNDE por meio da Internet. A diferença é que o uso do PDDEnet é offline, ou seja, o acesso à Internet só é necessário para o envio dos dados e não para o preenchimento, como no PDDEweb.
Dessa forma, as escolas que possuírem boa conexão de Internet devem, preferencialmente, optar pelo PDDEweb. Esse modo reduz o tempo de atualização dos dados junto ao FNDE, garantindo maior rapidez na liberação dos recursos. Por terem a mesma finalidade, a escola que fizer o preenchimento por um deles, não precisará fazer pelo outro. Tanto o PDDEweb quanto o PDDEnet estão disponíveis no site do FNDE.
PDDE
O PDDE é executado pelo FNDE e consiste na transferência de recursos financeiros, em uma única parcela anual, para escolas públicas do ensino fundamental e escolas privadas de educação especial, mantidas por entidades sem fins lucrativos. Tem por objetivo prestar assistência financeira às escolas que aderiram ao programa, provendo a melhora da infra-estrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.
Os recursos destinam-se, por exemplo, à cobertura de despesas de custeio, como a compra de material de consumo, manutenção, conservação da unidade escolar e pequenos investimentos em bens permanentes.
Notícias relacionadas


