Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Consórcio municipal catarinense promove educação ambiental e concorre ao Prêmio ODS Brasil

Notícias

26/06/2018

Compartilhe esta notícia:

Consórcio municipal catarinense promove educação ambiental e concorre ao Prêmio ODS Brasil

22062018 tpcampanhaODSpremioMunicípios unidos em prol da educação ambiental de pequenos produtores desenvolveram ações como forma de conscientizar a população na preservação do meio ambiente e no uso racional dos recursos hídricos. A iniciativa foi responsável pela regeneração de 91% das Áreas de Proteção Permantente (APP) desde 2006 e atualmente atende 355 famílias. O projeto implementado pelo consórcio Iberê em sete cidades de Santa Catarina será mais um que vai concorrer ao Prêmio ODS Brasil e atende a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva a participação. 

O consórcio Iberê é composto pelos Municípios de Cordilheira Alta, Chapecó, Guatambu, Planalto Alegre, Caxambu do Sul, Águas de Chapecó e São Carlos. O projeto desenvolvido pelos Municípios que fazem parte desta parceria prevê a recuperação e a preservação das matas ciliares no oeste de Santa Catarina, mais precisamente na região das bacias hidrográficas dos rios Chapecó e Irani. A iniciativa está focada na inovação e tecnologia, inserção da pesquisa científica na unidade familiar e na propagação por meio da educação ambiental.  O presidente do consórcio Iberê e prefeito de Cordilheira Alta, Carlos Alberto Tozzo, destacou o que motivou os Municípios a criarem o projeto. “A nossa preocupação é com o desmatamento, a poluição, as erosões e a contaminação da água com o lixo orgânico e químico. O nosso projeto está fazendo a diferença.”, enumerou o gestor.

O custo do Município é apenas com a conscientização e com o aspecto técnico, onde servidores municipais auxiliam a população. “As famílias de pequenos produtores dos sete Municípios que compõem o consórcio se inscrevem nos escritórios locais de agricultura junto aos nossos coordenadores municipais. Depois do levantamento de inscritos, é utilizado recursos da financiadora (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) para comprar o material de preservação dessas áreas, como por exemplo, a construção de cercas e compras de mudas nativas, frutíveras e passadouros para que os animais não tomem água diretamente nos rios”, explicou a coordenadora de projetos do consórcio Iberê, Geciane Jordani. A coordenadora considerou muito relevante a participação no Prêmio ODS Brasil. Segundo ela, o prêmio é uma oportunidade de divulgação do projeto do consórcio Iberê, que é uma iniciativa viável de inserção em qualquer Município. “É um projeto de baixo custo, potencializa a maximização de resultados e envolve parceiros com objetivos comuns. Pode ser aplicada em qualquer propriedade e em qualquer lugar do mundo”, defendeu.

Inscrições

As inscrições ficam abertas até a próxima sexta-feira, 29 de junho. Cada entidade pode inscrever, separadamente, até três práticas da sua categoria, lembrando que as práticas devem ter pelo menos um ano de existência, da data da inscrição, e possuir resultados mensurados. Serão reconhecidos projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem os aspectos sociais, ambientais e econômicos.

A CNM incentiva a participação no Prêmio e a disseminação de sua realização com a sociedade civil e com entidades parceiras. A Confederação lembra ainda que as informações das experiências participantes contribuirão para a formação de um banco de boas práticas para a disseminaçãoaça mobilização dos diversos segmentos da sociedade e de governos e o fomento de práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.ANTES CLAUDIO ZILIOTO municipio de Caxambu do Sul Lajeado Pinheiro Comunidade Laranjeira

Conheça os ODS 

Os ODS foram implementados pelos 193 países membros das Nações Unidas, a partir de setembro de 2015. Os ODS integram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. O lema é não deixar ninguém para trás.  São 17 ODS com 169 metas que devem ser alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional e nacional e também local. Depois CLAUDIO ZILIOTO municipio de Caxambu do Sul Lajeado Pinheiro Comunidade Laranjeira

Cada um dos 17 ODS representa um desafio a ser alcançado para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável, justo e inclusivo. Apesar de ser uma agenda global, tratam de temas que são cruciais para os Municípios. Para saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, acesse o site: www.ods.cnm.org.br

Confira o Regulamento da 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil


Notícias relacionadas