Notícias
19/07/2016
Consórcio de Municípios sobre segurança alimentar passa a atuar em três Estados
O Consórcio Intermunicipal e Interestadual de Municípios de Segurança Alimentar, de Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local (Consad) do extremo Oeste vai ampliar seu território de atuação. Agora, o grupo irá integrar três Estados, do qual o Rio Grande do Sul é o mais recente.
Inicialmente, o Consad tinha reconhecida sua atuação apenas em Santa Catarina e no Paraná. Com a publicação da Portaria 62/2016 no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 19 de julho, o Rio Grande do Sul também foi incluído nos trabalhos do grupo.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra os gestores municipais que, ao aderirem ao Consad, passam automaticamente a fazer parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Com isso, não precisam fazer a adesão do Município individualmente.
Dentre as principais vantagens de ser consorciado, a entidade pontua a articulação entre os entes locais, que pode resultar no desenvolvimento das agroindústrias rurais e incremento de receitas. Além disso, favorece o comércio formal de alimentos processados.