Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Consea pede a manutenção de programas voltados à agricultura familiar

Notícias

24/02/2005

Compartilhe esta notícia:

Consea pede a manutenção de programas voltados à agricultura familiar

Rodrigo Bauer
Agência CNM

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) debateu em sua reunião mensal, na última terça-feira, dia 22, a manutenção dos programas voltados à agricultura familiar e os rumos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segundo o vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Ildo Rocha, que representou a entidade na reunião, existe uma preocupação muito grande em relação à nova orientação política na Embrapa, devido à troca de presidente. “Temos o receio de que a pesquisa voltada para a valorização da agricultura familiar seja substituída por uma política que valorize apenas o agronegócio”, afirma Rocha.

Outro retrocesso, segundo o Consea, diz respeito aos rumos atuais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), instrumento-chave no cumprimento das orientações estratégicas de combate à fome e garantia de segurança alimentar e nutricional. Para ampliar o programa e responder às demandas represadas dos agricultores familiares, o Consea apresentou ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, uma proposta de decreto para utilização de recursos orçamentários destinados às atividades da Política de Garantias de Preço Mínimo (PGPM) para aquisição da produção da agricultura familiar. Contudo, o Consea foi surpreendido com uma negativa em relação ao pleito. Desta maneira, o Consea vai manter o assunto em discussão em suas reuniões e buscar uma maneira para que a decisão do governo federal seja revista.


Notícias relacionadas