Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Congresso volta às atividades com análise de vetos presidenciais

Notícias

01/08/2016

Compartilhe esta notícia:

Congresso volta às atividades com análise de vetos presidenciais

24032016_Congresso_SenadoO Congresso Nacional volta à ativa após recesso informal de duas semanas e já se programa para a análise dos vetos presidenciais para a sessão conjunta de terça-feira, 2 de agosto. Em período de esvaziamento das sessões plenárias em razão das eleições municipais, havendo quórum nas Casas, deve-se analisar matérias de grande interesse do movimento municipalista.

Entre os itens a serem analisados, está o veto do Executivo à reserva de 10% da verba da União para a construção de imóveis do Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) em Municípios com menos de 50 mil habitantes (VET 13/2016). O presidente interino Michel Temer diz que tal medida não prioriza o atendimento do programa nos Municípios com maior déficit habitacional.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), no entanto, é contrária ao veto.  A entidade entende que a medida provisória (MP 698/2015) em questão é importante pois desburocratiza a produção de moradias em Municípios pequenos. Isso porque a medida excluiu da Lei 11.977/09 a regra que somente seriam beneficiados os pequenos Municípios que comprovassem ter população urbana igual ou superior a 70% de sua população total e taxa de crescimento populacional, entre os anos 2000 e 2010, superior à taxa verificada no respectivo Estado.

Avaliação CNM
Tal regra dificultava enormemente o acesso dos pequenos Municípios aos financiamentos, já que a maioria deles  não apresenta índice elevados de população urbana e crescimento conforme previa a legislação.

Para a CNM, a inserção do dispositivo na MP de assegurar 10% de recursos para os pequenos Municípios se somam aos esforços municipalistas, junto ao governo federal, em cumprir com o atendimento e pleitos dos pequenos Municípios, uma vez que atualmente não existe nenhuma proposta concreta de atendimento das necessidades habitacionais desse grupo.

Pauta na Câmara
A Câmara dos Deputados terá uma pauta enxuta sob o comando no novo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Além das energias voltadas para o processo de cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os deputados devem se voltar para o projeto de Lei Complementar de renegociação da dívida dos Estados com a União.

Maia também incluiu na pauta três Medidas Provisórias (duas sobre abertura de crédito extraordinário para o Ministério do Esporte e para a Justiça Eleitoral e outra que prorroga a dispensa da revalidação de diploma para profissionais do programa Mais Médicos).

No Senado

Já a expectativa para o Plenário do Senado fica mais concentrada na segunda semana deste mês, quando a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) deve entrar na pauta. O projeto já deve ser apreciado esta semana, mas ele precisa respeitar um prazo de cinco sessões de discussão antes de ser colocado em votação.

Agência CNM com informações da Agência Senado e Agência Câmara

Notícias relacionadas