Notícias
13/07/2016
Congresso de Consórcios Intermunicipais, no Rio de Janeiro, conta com a participação da CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa do III Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais, em Nova Friburgo (RJ). Para atender melhor aos participantes do evento, a entidade municipalista dispôs de um stand na estrutura do Congresso promovido pela Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais do Brasil (Conaci/BR). Além disso, representantes da entidade municipalista participam da agenda que ocorre durante esta quarta e quinta-feira, 13 e 14 de julho.
Durante a cerimônia de abertura das atividades, o prefeito de Afogados de Ingazeira (PE), José Patriota, falou em nome da Confederação. Ele também participou de debate sobre a crise econômica nos Municípios brasileiros e a gestão consorciada como instrumento no enfrentamento dos desafios da crise. “O governo de estadual e federal, sobretudo, é quase que virtual. São para o povo ver pela televisão e à distância. Mas, o secretário e o prefeito não têm como se esconder, tem que dar satisfação ao povo, diretamente tête-à-tête, no olho a olho”, destacou o municipalista.
Exemplo
Patriota explicou: um cidadão, quando bate na porta da Prefeitura com um pedido de exame de alta e média complexidade, ele não quer saber o nome da classificação, ele quer ser atendido. “E o prefeito que se vire para atender ele”, relatou o gestor pernambucano para destacar a importância dos consórcios intermunicipais da área da Saúde. “A gente sabe que apesar desse quadro todo, uma das ferramentas, um dos instrumentos poderoso, se a gente utilizar bem, é o estabelecimento do consórcio”, afirmou Patriota.
Ele destacou ainda que o consórcio, nada mais é do que a união os pequenos Municípios, porque os grandes nunca querem se unir aos pequenos. “Para sobreviver a uma situação dessa e fazer mais com menos, eles [os governos locais] têm de se juntar. E o instrumento legal que dá cobertura, unidade, consistência e capacidade de operacionalizar programas e políticas, com estratégia de desenvolvimento, reduzindo custo, é esse negócio chamado consórcio”, ressaltou o representante da Confederação.
Painel
Além de Patriota e dos especialistas que atendem no espaço reservado a CNM, o consultor da entidade Ângelo Roncali também participou de plenária durante a programação deste primeiro dia. Roncali mediou mesa de debate sobre o impacto da crise econômica nos Municípios e a gestão consorciada como instrumento no enfrentamentos dos desafios.
Notícias relacionadas


