Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Conferências territoriais de Ater discutem cadeias produtivas

Notícias

07/02/2012

Compartilhe esta notícia:

Conferências territoriais de Ater discutem cadeias produtivas

Antnio Cruz/ABrEm abril de 2012 acontece a I Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Em preparação para o evento, entre os dias 9 e 15 de fevereiro serão realizadas no Mato Grosso conferências territoriais onde serão discutidas e sugeridas políticas que atendam demandas da agricultura familiar. A pauta do encontro inclui a organização da produção, da comercialização e da industrialização. 

O objetivo do evento é discutir os serviços de Ater e fazer um balanço desse trabalho atualmente. Para isso serão discutidos os avanços da Lei 12.188, qual o estágio atual e as perspectivas do Programa Nacional de Ater. A Lei em questão é a que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).

A CNM destaca a importância dessas conferências e da Ater para as comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas e mulheres rurais. 

Cnater

A I Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (I Cnater) acontece de 23 a 26 de abril de 2012, em Brasília, e vai abordar os eixos: Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e as Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater e Metodologia de Ater. 

A partir da conferência serão propostas diretrizes, prioridades e estratégias para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), tendo como referência a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) e em atendimento à Lei 12.188 de 11 de janeiro de 2010, a Lei de Ater. 

A realização da I Cnater é precedida por conferências estaduais, podendo ser realizadas conferências municipais, territoriais e eventos temáticos. Nas conferências estaduais serão elaborados relatórios que devem destacar as contribuições ao documento-base estadual, que é entregue à Comissão Executiva Nacional. 

Participam do evento nacional delegados, convidados e observadores, entre eles representantes da sociedade civil (75% representação de agricultores familiares e assentados da reforma agrária e 25% representações de entidades não governamentais executoras de serviços de Ater); além de representantes do governo, de entidades governamentais executoras de serviços de Ater e de órgãos públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário das esferas estadual e municipal.

Confira o calendário das conferências em Mato Grosso:

Baixada Cuiabana – 09/02, em Várzea Grande

Baixo Araguaia – 14/02, em Confresa

Médio Araguaia – 16/02, em Barra dos Garças 

Grande Cárceres – 24/02, em S.J dos Quatro Marcos 

Portal da Amazônia – 28/02, em Colíder 

Noroeste – 1º/03, Juína 

Médio Norte – 06/03, em Nova Ubiratã 

Alto Paraguai – 08/03, em Diamantino 

Sul do Estado – 13/03, em Rondonópolis 

Estadual – 15/03, em Cuiabá


Notícias relacionadas