Notícias
05/12/2005
Conferência debate estratégias e metas do Sistema Único de Assistência Social
Agência CNM
Começou hoje, em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Assistência Social com previsão de reunir cerca de 2 mil participantes. O encontro, que se realiza a cada dois anos, tem o objetivo de discutir estratégias e metas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para os próximos dez anos.
De acordo com o secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, Osvaldo Russo, o Suas potencializa diversas ações sociais no país. "O sistema amplia, por exemplo, a atenção integral aos 2,5 milhões de pessoas idosas ou com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada de um salário mínimo mensal. Possibilita, igualmente, o aumento e o redesenho das ações que pretender conter a violência sexual contra crianças e adolescentes dos atuais 314 para 1.104 municípios brasileiros".
Uma das coordenadoras da conferência, Rosângela Paz, ressalta que o grande desafio do setor é romper com a cultura do assistencialismo. "Precisamos ter uma mudança de cultura na área da assistência social. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e o Suas são grandes avanços, mas estamos em uma briga maior, que é romper efetivamente com uma cultura de 500 anos de assistencialismo no Brasil". Para Rosângela, o Suas é um marco e já está aprovado, mas está no papel. "As conferências irão detonar um processo de consolidação e de reordenamento institucional".
Com informações da Agência Brasil