
Notícias
19/11/2014
Conferência nacional cobrará cumprimento do Plano Nacional de Educação
Nesta quarta-feira, 19 de novembro, Brasília recebe a Conferência Nacional de Educação (Conae). Após adiamento, entidades estão reunidas para garantir o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE). A expectativa é que o evento receba aproximadamente quatro mil participantes.
O tema central dos debates será o PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação, o que englobará questões como a participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração. A Conae se estenderá até este domingo, 23 de novembro.
O documento-base do encontro teve origem em emendas apresentadas durante as etapas estaduais e distrital. As matérias foram sistematizadas por uma comissão especial do Fórum Nacional de Educação da qual fazem parte educadores, pesquisadores, gestores públicos, parlamentares e representantes de organizações e entidades sociais ligadas à área.
A conferência estava marcada inicialmente para fevereiro deste ano com o objetivo de pressionar o Legislativo pela aprovação do PNE. Com a lei aprovada em junho, há diversos pontos para a regulamentação do plano que serão discutidos no evento.
Sobre o plano
O PNE contém 20 diretrizes a serem cumpridas nos próximos dez anos. As metas, que envolvem do ensino básico ao ensino superior, tratam de questões como a ampliação de matrículas, a inclusão de pessoas com deficiência, melhorias na infraestrutura e a valorização dos professores e trabalhadores em educação. Entre elas está a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor.
Da Agência CNM, com informações do Portal Brasil
Notícias relacionadas


