Notícias
05/07/2017
Confederação participa de debate sobre a melhoria da cadeia do leite no Ministério da Agricultura
A melhoria da cadeia do leite foi debatida na terça-feira, 4 de julho, durante uma reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura. O encontro reuniu representantes do setor produtivo e teve a participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
A reunião iniciou com a apresentação e aprovação da proposta de Regulamento Técnico sobre Identidade e Qualidade do Leite para 10 produtos lácteos. A lista engloba o Cream Cheese ou Queijo Cremoso; Creme para Ricota; Farinha Láctea, Queijo Minas Meia Cura, Queijo Minas Padrão, Queijo Montanhês, Queijo Provolone e Próvola; Queijo Reino; Ricota; e Sobremesa Láctea.
As minutas de regulamentos foram elaboradas pelo setor produtivo e agora serão encaminhadas para avaliação do Ministério da Agricultura que deverá elaborar os respectivos normativos para esses produtos. Na ocasião, os participantes destacaram a necessidade da elaboração de regulamentos técnicos para outros produtos da cadeia.
A Confederação destaca que a normatização dos padrões de qualidade e identidade com a definição de características físico-químicas dos produtos irão auxiliar os Serviços de Inspeção Municipal (SIM) e contribuir com a inspeção pela definição de padrões mais claros. Nesse contexto, a entidade reforça que os veterinários municipais podem colaborar com a finalização desses normativos quando em consulta pública pelo Ministério.