Notícias
06/06/2016
Confederação dá visibilidade à Rede Cidades Históricas em evento internacional
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do Brasília Cidade Internacional na última sexta-feira, 3 de junho. O evento buscava proporcionar oportunidades de cooperação, investimentos e negócios aos Entes federados. Na ocasião, a CNM apresentou a palestra “Políticas Públicas para Cidades Históricas” que reuniu dezenas de participantes.
Fomentada pela entidade desde 2012, a Rede Cidades Históricas é composta pelas entidades representativas dos Municípios e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) com 12 cidades históricas reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial.
Também faz parte da rede a Associação Brasileira das Cidades Históricas Turísticas (ABCHT), da qual participam 301 cidades históricas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Durante o evento, Confederação apresentou aos participantes a Carta de São Luís. Aprovado no 2.º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, o documento traz a estratégia brasileira para esse grupo de cidades. Ela está dividida em quatro diretrizes básicas para trabalho e fomento das cidades históricas e turísticas no país.
A primeira delas é a preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural. A segunda, diz respeito à promoção do patrimônio histórico e cultural. Já a terceira diretriz, aborda a sustentabilidade das cidades históricas e a última, por sua vez, trata da governança das cidades históricas.
Saiba mais sobre a Carta e a Rede Cidades Históricas aqui
Notícias relacionadas

