Notícias
07/07/2006
Conab estima safra de grãos em 119,4 milhões de toneladas
Agência CNM
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou, nesta quinta-feira, 6, o oitavo levantamento da safra brasileira de grãos 2005/06, que aponta uma produção de 119,4 milhões de toneladas. Este número representa um aumento de 4,8% quanto à safra anterior, correspondente a 113,9 milhões de toneladas.
O principal fator de manutenção desse crescimento é a produtividade. Comparando-se o volume ao do mês passado, há uma redução de 0,7% na colheita. Esta diminuição é conseqüência das condições climáticas adversas, como o prolongamento da estiagem na maioria dos estados e o excesso de chuvas no centro-oeste, além da incidência de doenças fúngicas.
Além disso, a área plantada também teve uma queda de 3,8%. Esta redução é verificada em especial nas culturas de algodão, arroz, soja e trigo. Entretanto, houve crescimento nas áreas de plantio de milho e feijão. Este teve o incentivo dos bons preços pagos aos produtores na época do plantio e o milho da ocupação do espaço deixado pela soja.
O levantamento foi realizado no período de