Notícias
27/12/2007
Comunidade baiana tem acesso a medicamentos a preço de custo
Agência CNM
A comunidade de Salvador (BA) poderá comprar medicamento mais barato nas três novas unidades do programa Farmácia Popular do Brasil, inauguradas dia 21 de dezembro. De acordo com o Ministério da Saúde, o governo está ampliando o número de unidades do programa, e a Bahia conta com 38 farmácias em funcionamento, onde 10 são em Salvador.
As unidades inauguradas disponibilizam medicamentos a preço de custo e funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. As novas farmácias também são equipadas com aparelho de televisão e vídeo/DVD para exibição de campanhas do Ministério da Saúde, além de estrutura adaptada à realidade regional, farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.
Das 406 unidades do programa funcionam em todo o território brasileiro, segundo o ministério, 322 são conveniadas com os municípios. A meta do Ministério da Saúde é de que outras 180 novas unidades estejam em funcionamento nos próximos meses. O governo pretende implantar ainda mais 23 farmácias populares no estado.
Acesso
Para ter acesso aos medicamentos, o interessado deve se dirigir à farmácia popular com receita médica ou odontológica. Segundo o ministério, não há necessidade de o usuário passar por qualquer procedimento burocrático.
As farmácias populares contam com, no mínimo, 95 itens de medicamentos correspondentes a duas mil unidades ou apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas e preservativos masculinos.
Com informações do Ministério da Saúde