
Notícias
06/03/2020
Comissão Mista da Reforma Tributária é instalada; relatório deve ser votado em maio
Pleito prioritário e objeto de articulação política da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Reforma Tributária teve um significativo avanço nesta semana. Na quarta-feira, 4 de março, a Comissão Mista que vai reunir as propostas em tramitação no Congresso foi instalada e o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), propôs um plano de trabalho que prevê votação do relatório em cinco de maio.
A participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em audiência pública está prevista, inicialmente, para 18 de março. Como o presidente Glademir Aroldi destacou em evento, também na quarta-feira, sobre o tema, a entidade vem contribuindo com o debate. Apresentou à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, da Câmara, nove emendas e à PEC 110/2019, do Senado Federal, 10 sugestões com as demandas da gestão municipal.
“Precisamos em primeiro lugar deixar muito claro quais são as atribuições de cada ente federado, União, Estados e Municípios. E, na mesma proporção, definir a participação no bolo tributário sem onerar ainda mais a sociedade produtiva brasileira. É um enfrentamento que precisamos fazer com muita seriedade e responsabilidade”, defende Aroldi. O presidente da CNM também se mostrou favorável à criação de um fundo de desenvolvimento regional para abranger todo o território brasileiro – a ideia estaria sendo analisada junto à Reforma.
Composição e cronograma
Durante a reunião da Comissão Mista, Aguinaldo Ribeiro afirmou que seu objetivo é apresentar o parecer em 28 de abril, para que possa ser votado em 5 de maio e encaminhado à Câmara em seguida. O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) foi eleito presidente do colegiado; o deputado Hildo Rocha (MDB-MA), vice-presidente; e o senador Major Olímpio (PSL-SP), subrelator. A comissão mista é composta por 25 deputados e 25 senadores.
Segundo o cronograma apresentado, a professora de Direito Fiscal da Universidade de Leeds, no Reino Unido, Rita de la Feria, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, estão convocados para audiência pública na próxima semana. Na semana seguinte participam o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, e os representantes de Municípios. E, nos dias 24 e 25 de março, o setor privado e especialistas em economia digital.
Assista ao seminário sobre Reforma Tributária com participação do presidente Glademir Aroldi.
Da Agência CNM de Notícias com informações da Agência Câmara
Foto: Beto Barata/Ag. Senado
Leia também
CNM apresenta emendas à PEC 110/2019, da Reforma Tributária
Movimento municipalista apresenta nove emendas à Reforma Tributária; entenda
Ipea analisa impactos das propostas de Reforma Tributária nos Entes da Federação
Notícias relacionadas


