Notícias
22/07/2013
Com inverno rigoroso, prefeitos do Sul do país lançam ações para proteger população carente
O inverno nos Municípios do Sul do País promete ser rigoroso de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas devem cair abaixo de - 0º em muitos Municípios. Na madrugada desta segunda-feira, 22 de julho, uma massa de ar polar provocou neve em mais de nove cidades. Para proteger as populações mais carentes destes Municípios, os gestores tomam diversas medidas preventivas.
Em Bento Gonçalves (RS) com 108 mil habitantes, a prefeitura conseguiu arrecadar mais de 75 mil peças de roupa de inverno para a Campanha de Agasalho municipal. “Os moradores de Bento são muito solidários, tivemos uma arrecadação recorde. Esse material foi encaminhado para os albergues e entidades sociais da região, que distribuíram para diversas famílias carentes”, conta a secretária de Assistência Social, Rosali Fornavier.
A assistente conta que o Município tem três Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que conseguem atender bem a população carente. “Levamos os moradores de rua para o abrigo, mas muitos preferem ficar nas ruas, pois os abrigos municipais têm regras de convivência, como horário de entrada e horário para dormir”, conta.
Blumenau e Chapecó
O Município catarinense de Chapecó nunca teve geadas tão fortes segundo o prefeito José Cláudio Caramori. “O clima aqui nunca ficou tão frio como agora, tivemos uma chuva congelada nessa madrugada e a previsão é de mais frio para os próximos dias”, adianta.
O gestor ainda revela que o Município de 200 mil habitantes quase não tem morador de rua. “Os escassos casos que ocorrem encaminhamos para os albergues locais, mas estamos fazendo uma grande Campanha de Agasalho e a população tem participado bastante”, garante o prefeito.
Desde maio a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) de Blumenau (SC) distribui cobertores para moradores de rua e famílias carentes. Como a previsão é de temperatura mínima de até 2ºC e sensação térmica negativa para a próxima semana, a Diretoria de Proteção Especial intensifica o atendimento aos moradores de rua da cidade.
De acordo com Maria Augusta Buttendorf, responsável pelo serviço, até quinta-feira um veículo da prefeitura circulará tentando convencer os moradores de rua a aceitar ir para o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu).
São José dos Ausentes
Em São Jose dos Ausentes (RS) a prefeitura recolhe nos bairros mais pobres os moradores de rua e leva para um abrigo no Município de Vacaria (RS). O prefeito Paulo Roberto Paim, adianta à Agência CNM, que o Município deve construir seu próprio abrigo em um ano. “Vamos ter um abrigo para acolher idosos carentes e moradores de rua, estamos contando com a parceria da Confederação Nacional de Municípios (CNM), para nos ajudar no projeto”, conta.
O prefeito reclama que este é um período difícil para o Município, pois muitas pessoas estão sem emprego. “O pessoal que trabalha na colheita da batata sofre muito, pois de maio até o fim de julho eles ficam sem emprego. A colheita só começa em final de outubro, começo de setembro, por isso eles precisam economizar para enfrentar o inverno em casa”, revela.
Turismo
Mas o prefeito revela que o período de frio também tem seu lado bom, pois todas as pousadas estão lotadas. “Os turistas que acordaram esta manhã e viram a cidade coberta de neve estão encantados, pois amanheceu tudo branquinho”, conta Paim.
O secretário de Turismo, Alviro Rocha, avalia que durante o final de semana, mais de 1.500 turistas visitaram o Município de somente 3.900 habitantes. “Estamos completamente lotados e os hotéis dos Municípios da região também estão. Os turistas adoram este frio, hoje nossa sensação térmica era de 12ºC negativos, por isso vendemos muitas mantas, casacos, jaquetas, gorros e souvenirs, é uma cadeia de compra”, explica o secretário. Rocha ainda destaca que São José é conhecida por ser referência em turismo rural e já ter servido como cenário para diversos filmes e minisséries famosas.