Notícias
02/10/2020
CNM solicita construção da governança do Turismo em reunião do Conselho da Embratur
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) abordou a importância da construção da governança do turismo no Brasil durante a 1ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O encontro realizado por videoconferência teve como pauta vários debates sobre essa temática e a aprovação do Plano de Transição, do manual de Licitações e Contratos e alterações na estrutura da Agência.
O encontro foi presidido pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e contou com a presença do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto. A CNM integra o Conselho e foi representada na reunião pela analista técnica de Turismo Marta Feitosa. Ao lembrar a importância da construção da governança do turismo no país, a municipalista destacou que, dos 2.694 Municípios turísticos mapeados pelo Ministério do Turismo, 90% são filiados à CNM.
Nesse sentido, também enfatizou que a Confederação apoia as iniciativas voltadas ao desenvolvimento do turismo como vetor propulsor para alavancar a economia dos Municípios e convidou os demais integrantes do Conselho para o 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial – Turismo, Patrimônio e Sustentabilidade. Neste ano, o evento terá como tema os Caminhos para o Futuro. A previsão é de que o evento ocorra entre os dias 10 e 12 de dezembro em Salvador com formatos virtual e presencial.
Socorro ao Turismo
Em sua participação, o ministro Marcelo Álvaro citou as medidas adotadas para socorrer o Turismo e destacou a importante missão de, sempre com muita segurança, tratar da retomada de atividades. “A palavra-chave é responsabilidade no retorno das atividades, que devem sempre seguir os protocolos de biossegurança”, enfatizou.
Criada pela Lei 14.002/20, a nova Embratur pretende ampliar a divulgação do país, elevar a competitividade dos destinos brasileiros, atrair mais turistas internacionais e diminuir o déficit na balança comercial do turismo. O Conselho Deliberativo da Agência é liderado pelo ministro do Turismo e o presidente da Agência exerce a função de secretário executivo.
Além da CNM, o grupo também é composto por integrantes dos ministérios do Turismo, do Meio Ambiente, das Relações Exteriores, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), da ABIH Nacional, da Clia Brasil.
Da Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério do Turismo
Notícias relacionadas

