Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM se reúne com Municípios da Amab para discutir pautas de turismo

Notícias

29/08/2022

Compartilhe esta notícia:

CNM se reúne com Municípios da Amab para discutir pautas de turismo

WhatsApp Image 2022 08 25 at 15.35.56Trabalhar as iniciativas do turismo junto aos gestores da região do entorno de Brasília, foi o objetivo do evento realizado com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na tarde da última quinta-feira, 25 de agosto, na sede da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab).

Representando a Confederação na mesa de abertura, a analista técnica em turismo, Marta Feitosa, abordou o trabalho à frente das pautas municipalistas para o setor. "O gestor de turismo enfrenta diversos desafios e quando o prefeito entende que o turismo é uma ferramenta, temos a certeza de desenvolvimento", destacou.

A analista ainda completou ao tratar do trabalho da entidade nacional. "A CNM é uma entidade que trabalha para o turismo. Entendemos que cada Município tem sua necessidade específica. Mais de 90% dos Municípios do Mapa do Turismo são filiados à CNM. Além disso, temos produção técnica para o auxílio dos gestores".

Arrecadação
Valorização de imóveis e aumento nos valores sobre o Imposto Sobre Serviços (ISS), são alguns dos exemplos do impacto do turismo na arrecadação municipal. A temática foi o destaque apresentado pela analista técnica em turismo da Confederação, Mônica Costa.

"Com base em um estudo da CNM vemos que o turismo precisa dialogar com outras áreas dos Municípios. Assim nós podemos ver a importância do trabalho no turismo ser bem feito nos Municípios, gerar recursos e por fim qualidade de vida aos cidadãos", comentou.

O vice-presidente da AMAB e prefeito de Alexânia (GO), Alysson Silva Lima, lembrou a importância do fortalecimento dos Municípios que compõem a entidade microrregional. "Agradecemos a parceria com a CNM. Um dos setores que mais prejudicado pela pandemia e é um dos mais importantes no pós-pandemia. A gente tem de tudo em nossos Municípios e esse trabalho tem o objetivo de fortalecer o turismo".

O conselheiro da AMAB e prefeito de Alto Paraíso (GO), Marcus Rinco, frisou a atenção para a vocação das localidades. "Temos muitas expectativas. Queremos descobrir o caminho para levar os investimentos para nossos Municípios. Temos muito potencial para o ecoturismo, por exemplo em meu Município. Temos a vocação para preservação e visitação", pontuou.

Captação de recursos
Para o desenvolvimento local do turismo, é preciso buscar investimentos para que os Municípios sejam competitivos. Sobre as possibilidades de captação de recursos, a analista técnica em transferências voluntárias da CNM, Alessandra Ferreira, fez uma apresentação destacando

"São inúmeras as possibilidades para a captação. Mas a melhor forma e mais direta está relacionada à Plataforma Exitus, que está disponível no Conteúdo Exclusivo da CNM. Por lá, os gestores têm a listagem de editais e captação de recursos também no terceiro setor, não apenas transferências do governo federal", apontou.

Representando o Ministério do Turismo, a coordenadora-geral de áreas estratégicas para o desenvolvimento turístico, Ana Carla Moura, tratou das políticas públicas que envolvem o setor. Além disso, tratou de exemplos que tem acompanhado no Ministério e a importância da gestão local.

"Se o turismo não for bom para quem mora, não vai ser bom para o turista. Nós queremos sentir toda a cultura daquele lugar, saber qual a melhor forma de dialogar com o prefeito, com quem está lá. Quais os passos e olhares que precisamos ter? Temos que trabalhar a gestão desde o governo federal até quem está na ponta, nos Municípios", finalizou.

Por: Victor Gomes
Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas