Notícias
22/07/2010
CNM recomenda a revisão cadastral dos beneficiados pelo Bolsa Família
CNM
Um total de 936,4 mil famílias precisa atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) com informações sobre renda mensal, endereço e quantidade de pessoas que formam o grupo familiar. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores para que esta revisão do Programa Bolsa Família seja feita até o dia 31 de outubro.
Os beneficiados pelo Programa devem procurar a prefeitura para informar qualquer alteração ou para simplesmente confirmar os dados no CadÚnico. Caso essa atualização não ocorra, as famílias terão o benefício bloqueado após o dia 31 de outubro e ganham uma nova oportunidade de atualização até o dia 31 de dezembro. Após esta data, a bolsa, até então bloqueada, será cancelada.
E mais uma vez, Municípios são acionados para evitar que as famílias percam o benefício. Gestores municipais recebem a lista das famílias que devem passar pela atualização para visitá-las. Enquanto isso, elas são orientadas por meio de avisos em extratos bancários a também procurar o setor responsável pelo Bolsa Família na prefeitura.
Contra partida
A revisão cadastral deve ocorrer a cada dois anos. Ela serve para verificar se as famílias estão ou não dentro das regras para o recebimento do auxílio. Mesmo aqueles que não tenham alterado nenhuma informação devem fazer a confirmação dos dados no Cadastro Único.
No período de janeiro e maio deste ano, 215.585 - 18% - cadastros foram atualizados. Ao todo são 1,1 milhão de beneficiados. Na primeira fase deste trabalho de revisão, em 2009, 709.904 bolsas foram canceladas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome por falta de atualização.
Confira aqui a tabela com a quantidade de benefícios por Estado que devem passar por revisão