Notícias
08/05/2017
CNM realiza pesquisa sobre envio de informações dos RPPS via Matriz de Saldos Contábeis
A partir de janeiro de 2018 os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) passam a enviar informações contábeis via Matriz de Saldos Contábeis (MSC). As informações foram divulgadas na IX Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios ao final do último mês. Diante da importância do tema para as administrações locais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realiza pesquisa junto às 2.029 unidades gestoras de RPPS municipais.
O intuito é compreender o conhecimento dos gestores municipais que mantêm unidade geradora de RPPS sobre o assunto, além de identificar possíveis dificuldades para atender às mudanças previstas. A pesquisa será realizada nos dias 9 e 10 de maio, via mailing.
No total, o questionário é composto de seis perguntas, que envolvem desde o tipo de plano de contas utilizado pelo RPPS Municipal (até o 5º nível do PCASP, PCASP estendido ou plano de contas definido pelo Tribunal de Contas), passando pela linguagem adotada em seu sistema contábil (XBRL, XML, etc.) até como o RPPS pretende enviar as informações via Matriz de Saldos Contábeis.
A Confederação reforça que a participação dos gestores municipais é fundamental. Com base nesse diagnóstico, a entidade irá dialogar com a Secretaria de Previdência Social do governo federal sobre eventuais dificuldades para o cumprimento dos prazos estabelecidos e outras demandas.
Participe da pesquisa aqui