Notícias
28/04/2014
CNM promove pesquisas na área de Saúde para montar pauta de reivindicações
Duas pesquisas referentes ao financiamento e à promoção da Saúde Pública são realizadas atualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade quer saber detalhes referentes ao Programa Mais Médicos e ao Médicos e Políticas de Saúde nas Prefeituras.
Essas pesquisas têm grande relevância para o movimento municipalista. Com o resultado, a CNM terá mais informações e dados para construir a pauta de reivindicações específica da área de Saúde. E assim, ter subsídios para lutar por melhorias no setor.
O objetivo é analisar e mapear quais são as dificuldades que os Municípios enfrentam para pôr em prática as políticas de Saúde. Além de fazer um diagnóstico sobre a situação atual dos Municípios brasileiros enquanto à implementação dos programas federais.
Objetos de análise
O Programa Mais Médicos ainda está em fase de adaptação e as demandas em relação ao ele precisam ser identificadas e analisadas. O programa faz parte de um pacto de “melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde”, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Para a CNM, é extremamente relevante identificar se de fato ocorrem essas melhorias. É necessário que haja acompanhamento do programa e a pesquisa da Confederação propõe coletar e analisar as informações necessárias para isso.
A pesquisa sobre Médicos e Políticas de Saúde nas Prefeituras deve identificar as principais dificuldades dos entes na gestão da política local de Saúde. A inobservância da efetiva solidariedade no financiamento das políticas de Saúde gera mazelas aos entes e prejuízos à saúde da população.