Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participará de evento na Famurs sobre gestão ambiental

Notícias

29/07/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM participará de evento na Famurs sobre gestão ambiental

DivulgaçãoA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participará do 18.º Encontro Anual dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente, promovido pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O evento, gratuito, será nos dias 4 e 5 de agosto no auditório da entidade - Rua Marcílio Dias, 574 - Porto Alegre/RS.

A Confederação explica que evento que tem o objetivo de qualificar os Municípios para a gestão ambiental. Nesse sentido, esse encontro deve valorizar a gestão pública no desenvolvimento de suas ações municipais, principalmente considerar os quesitos socioambientais, culturais, territoriais e econômicos vinculados ao Meio Ambiente.

O evento promovido pela Famurs, com o apoio da CNM, reunirá profissionais de diversas áreas inter-relacionadas para discutir conjuntamente questões de conscientização ambiental. Será uma oportunidade para disseminação e consolidação de informações sobre os seguintes temas: a política nacional de resíduos sólidos, licenciamento florestal, processo administrativo e fiscalização ambiental, plano nacional de saneamento básico e gestão ambiental. O encontro contará ainda com oficinas de mineração e licenciamento ambiental de obras públicas, civis e infraestrutura.

A CNM dará visibilidade à forte articulação realizada na Câmara dos Deputados pela aprovação do PL 2289/2015.

Entenda a tramitação
O PLS propõe modificações nos artigos 54 e 55 da Lei 12.305/2010, que fortalece a necessidade da prorrogação escalonada por tamanho de Município e o aumento do prazo para a elaboração dos Planos Estaduais e Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Essa proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados e está sujeita à apreciação inserida no PL 2289/2015 e a CNM está mobilizada para se seja aprovado também pelos deputados. Caso apreciada e sem sofrer modificações, a proposta dependerá da sanção presidencial.

Com a aprovação, a CNM espera que a União priorize acesso à recursos federais e os Estados apoie os Municípios nos estudos de regionalização, formação de consórcios públicos e no licenciamento ambiental, como também estabelecido no PL 2289/2015.

Atualmente, o prazo para planos de resíduos esgotou em agosto de 2012 e o prazo para disposição final de rejeitos em aterros sanitários esgotou-se em agosto de 2014. Entretanto, a Confederação ressalta que apesar de essa prorrogação ser fundamental no que diz respeito a acessar recursos técnicos e financeiros para elaborar os planos de resíduos, os lixões continuarão proibidos. Esse é o entendimento dos ministérios públicos estaduais de vários Estados.

Isso, pois a Lei de Crime Ambientais Lei 9.605/1998, não foi alterada e considera lixão como crime. Ainda assim, se o PL 2289/2015 for aprovado, isso poderá se concretizar como um reconhecimento da necessidade de os Municípios obterem mais tempo, apoio técnico e recursos financeiros para eliminar os lixões.

Sustentabilidade dos Municípios
A CNM trabalha para contribuir com a sustentabilidade urbana e rural dos Municípios. É fato que a ausência de uma política consistente de gestão de resíduos sólidos afeta todos os Municípios. Entretanto, essa gestão deve ser fruto de um processo encadeado entre União, Estados e Municípios e isso não ocorre, ficando os municípios os mais penalizados judicialmente.

A dinâmica complexa da estrutura da PNRS, somada ao cenário atual de prazos esgotados é uma situação bem delicada, na medida em que os municípios não podem mais acessar recursos da União para a implementação da Lei, impedindo-os de avançar na gestão e no gerenciamento dos resíduos sólidos em todo o País.

A CNM espera uma melhor cooperação, coordenação e integração de todos os níveis federativos para que a PNRS seja implementada, impulsionando a melhoria do Saneamento Ambiental dos Municípios e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Acesse aqui o site do evento

Acesse o PL2289/2015 

 


Notícias relacionadas