Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa do painel de Resíduos Orgânicos Urbanos do Congresso Cidades Lixo Zero

Notícias

08/06/2018

Compartilhe esta notícia:

CNM participa do painel de Resíduos Orgânicos Urbanos do Congresso Cidades Lixo Zero

Ag CNMA equipe técnica de Meio Ambiente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do painel Resíduos Sólidos, que integrou a programação do 1º Congresso Internacional Cidades Lixo Zero desta quinta-feira, 7 de junho. Durante a apresentação, Liciana Peixoto parabenizou iniciativas citadas no painel, mas ressaltou que não há solução única e pronta para todos os Municípios, sendo o maior desafio da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) justamente a sua aplicação em contextos tão diversos nas diferentes regiões do Brasil.

Em resposta às petições da sociedade civil referentes à maior interação com o poder público, ela explicou que a Confederação está aberta a trocas com as entidades da sociedade civil, bem como as universidades e afirmou que a entidade busca sempre parcerias e boas práticas para compartilhar com os Municípios. “Os projetos mais bem sucedidos são aqueles onde há parcerias entre Municípios, Estados, União, e comunidades locais”, defendeu.

Além da CNM, estavam entre os palestrantes do painel o diretor da Oeko Bioplásticos, apresentando suas sacolas biodegradáveis; o diretor do Ciclo Orgânico, um serviço de coleta de resíduos orgânicos por assinatura; e o Instituto Ecozinha, que mostrou como seu restaurante passou de grande gerador para pequeno gerador de resíduos sólidos, de acordo com classificação da Lei Distrital 5.610/2016.

O diretor da Morada da Floresta apresentou sua experiência de compostagem em São Paulo e o professo da Universidade do Estado de Santa Catarina, Germano Güttler, deu como exemplo seu projeto de compostagem “Lixo Orgânico Zero em Lages”, que já está implantado em 30% do Município.

Semana meio ambiente
Como entidade apoiadora do evento, a Confederação também participou da abertura, na terça-feira, representada pelo diretor-executivo Gustavo Cezário, que afirmou que uma das metas do Movimento Municipalista pelos próximos dois anos é seguir em uma caminhada rumo ao lixo zero.

A CNM está apresentando diversas iniciativas durante a campanha “Municípios Lixo Zero: desafio de todos”, acompanhe!


Notícias relacionadas