Notícias
16/09/2022
CNM participa do 4º Fórum Clia Brasil no Ministério do Turismo
Representando os gestores locais, a equipe de turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do 4º Fórum Clia Brasil no Ministério do Turismo. O evento, que ocorreu na última quarta-feira, 14 de setembro, debateu a importância da indústria de cruzeiros para o turismo e para a economia nacional.
Os painéis abordaram temas como: tendências e cenários no Brasil e no mundo, o desafio das operações no Brasil, sustentabilidade e meio ambiente, terminais de passageiros, destinos e atrações, além de normas jurídicas sobre o trabalho a bordo em navios de cruzeiros.
O setor gera emprego e renda para cidades portuárias de embarque/desembarque. Desta forma, os Municípios que recebem os turistas oriundos de cruzeiros marítimos esperam para essa temporada a criação de 44 mil empregos de forma direta, indireta e induzida, além de gerar um impacto de R$ 3,8 bilhões na economia nacional, motivado pelo alto ticket médio desse tipo de turismo.
A temporada de cruzeiros 2022/2023 no Brasil, prevista para ser a maior dos últimos dez anos, teve a confirmação de mais uma embarcação de cabotagem e ampliou o número de leitos ofertados para 780 mil - alta de 47% na comparação com os 530 mil disponibilizados em 2019/2020.
Da Agência CNM de Notícias, com informações do MTur