Notícias
20/09/2012
CNM participa de reunião para valorização das florestas plantadas
A expansão das florestas plantadas foi tema de um encontro do Ministério da Agricultura, no último dia 18 de setembro, em Brasília. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da 17ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Florestas Plantadas e apoiou as ideias que pretendem alavancar esta atividade nos Municípios brasileiros.
Os participantes debateram a possibilidade de transferir para o Ministério da Agricultura o "Lócus Institucional" - gestão - destas florestas, atualmente de responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente. Foi levantado também o interesse na criação de uma Secretaria Especial de Florestas Plantadas ligada à Presidência da República.
Na pauta da reunião, foram discutidos outros assuntos como: a certificação e rastreabilidade da matéria prima, novidades do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013 e a proposta de revisão da taxa de juros dos Fundos Constitucionais.
Economia sustentável
Para a CNM, as florestas plantadas são positivas para as economias locais. Além do respeito ao Meio Ambiente, por ser um plantio sustentável, essa atividade gera renda. Atualmente o setor gera mais de 4,7 milhões de empregos diretos, indiretos e os devidos ao efeito renda.
A cadeia produtiva de base florestal plantada, em 2011, ultrapassou os R$ 53 bilhões anuais, com R$ 7,6 bilhões em arrecadação de tributos. O plantio de árvores para a produção de celulose e papel, carvão vegetal e móveis, por exemplo, evita a derrubada de árvores em florestas protegidas e consequentemente a degradação ambiental.