Notícias
29/06/2017
CNM participa de reunião para debater melhoria da cadeia da caprinocultura e ovinocultura
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou nesta terça-feira, 27 de junho, de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos do Ministério da Agricultura. O espaço teve por objetivo debater junto aos representantes do setor produtivo temas para melhoria da cadeia da caprinocultura e ovinocultura.
A reunião teve início com apresentação sobre o Plano Agrícola Pecuário 2017/2018 (PAP), com destaque para as políticas que beneficiam a ovinocaprinocultura. No próximo PAP, os produtores vão contar com recursos específicos nas linhas de financiamento no Moderagro, Pronamp, Programa ABC e Inovagro para o custeio e o investimento na criação.
Na ocasião, os participantes destacaram a possibilidade de contratar financiamento para retenção de matrizes na linha de custeio e prazo de até dois anos. A medida visa a garantir a manutenção dos animais principalmente na região nordeste, que vem sofrendo com secas sucessivas.
Em outro painel, foram apresentadas as bases para o Plano Nacional de Desenvolvimento da Rota do Cordeiro. O documento tem por objetivo apresentar a ações e os modelos de desenvolvimento da ovinocaprinocultura nos principais Municípios produtores, com a definição das tarefas necessárias para estruturação da cadeia produtiva, bem como as entidades responsáveis.
A Confederação destaca que o abate certificado foi destacado em praticamente todos os estudos realizados, principalmente visando ao comércio nacional dos produtos. Essa situação demostra o impacto negativo da restrição ao comércio municipal dos produtos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal.