Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa de reunião para valorização das florestas plantadas

Notícias

20/09/2012

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de reunião para valorização das florestas plantadas

Pref. Angatuba (SP)A expansão das florestas plantadas foi tema de um encontro do Ministério da Agricultura, no último dia 18 de setembro, em Brasília. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da 17ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Florestas Plantadas e apoiou as ideias que pretendem alavancar esta atividade nos Municípios brasileiros.

Os participantes debateram a possibilidade de transferir para o Ministério da Agricultura o "Lócus Institucional" - gestão - destas florestas, atualmente de responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente. Foi levantado também o interesse na criação de uma Secretaria Especial de Florestas Plantadas ligada à Presidência da República.

Na pauta da reunião, foram discutidos outros assuntos como: a certificação e rastreabilidade da matéria prima, novidades do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013 e a proposta de revisão da taxa de juros dos Fundos Constitucionais.

Economia sustentável
Para a CNM, as florestas plantadas são positivas para as economias locais. Além do respeito ao Meio Ambiente, por ser um plantio sustentável, essa atividade gera renda. Atualmente o setor gera mais de 4,7 milhões de empregos diretos, indiretos e os devidos ao efeito renda.

A cadeia produtiva de base florestal plantada, em 2011, ultrapassou os R$ 53 bilhões anuais, com R$ 7,6 bilhões em arrecadação de tributos. O plantio de árvores para a produção de celulose e papel, carvão vegetal e móveis, por exemplo, evita a derrubada de árvores em florestas protegidas e consequentemente a degradação ambiental.





Notícias relacionadas